quinta-feira, 12 de maio de 2016

Semana da Leitura 2016

Concretizando todas as iniciativas programadas para a Semana da Leitura, o Agrupamento de Escolas António Correia de Oliveira celebrou o prazer de ler e promoveu a criação de “Elos de Leitura”.
Ao longo da semana, foram várias as iniciativas levadas a cabo envolvendo a comunidade educativa: 
  • Encenação de rua, fruto de um trabalho de parceria entre as bibliotecas do concelho, alunos e professores percorreram as ruas da Esposende e, junto aos respetivos bustos, homenagearam figuras maiores da cultura local. No Largo do Município, os alunos Joana Praia Silva e Ivo Azevedo, numa breve encenação, prestaram tributo a António Correia de Oliveira.




Veja o filme da encenação de rua

  •  Exposição dos trabalhos realizados no âmbito do projeto “Ler por aí - 2.ª Edição”, nas instalações do Turismo de Esposende.
Faça clique sobre a imagem para ver o catálogo
  • Exposição das fotografias, nas escolas do 1.º Ciclo e Educação Pré-escolar, resultantes do projeto de promoção da leitura em família, denominado “Sonhar com Histórias – Lê, Encena e Fotografa”;
  • Sessões da “Hora da História”, dinamizadas pelas professoras Ângela Novo e Teresa Felício;
  • “Um conto às cores”, promovido pela professora bibliotecária, Paula Sofia Carvalho;
  • Encontro com a escritora Paula Oliveira que partilhou com as crianças do 1.º ciclo algumas “Histórias Sem Eira Nem Beira”;
  • “Livros às 4:05”, onde pessoal docente e não docente, num ambiente descontraído, à volta de mesas recheadas de biscoitos, bolinhos e chás partilharam as suas leituras;
  • Entrega de prémios do Concurso Nacional de Leitura e Concurso Literário do 2.º ciclo;
  • Sarau “Todos os sonhos do Mundo…”, organizado em parceria com a Rede de Bibliotecas do Concelho de Esposende encerrar a semana. Refira-se que esta foi uma bela homenagem ao poeta António Correia de Oliveira, levada a cabo por alunos, professores e encarregados de educação do Agrupamento de Escolas ao seu patrono, presenteando os espectadores com momentos de teatro, poesia, dança e música.


Veja o filme do resumo da Semana


Assim, se celebrou o prazer de ler e, acreditamos, se fortaleceram os “Elos de Leitura”.

A Equipa das bibliotecas escolares

terça-feira, 10 de maio de 2016

“Sonhar com Histórias” em exposição na Casa da Juventude



C.JUVENTUD_.N_layout MAIO_EXPOSICAO
    


    De 16 e 31 de maio, a Casa da Juventude de Esposende acolhe a Exposição de fotografias resultantes do projeto “Sonhar com histórias – lê, encena e fotografa”, desenvolvido por pais e encarregados de educação dos diferentes estabelecimentos de ensino do Agrupamento de Escolas António Correia de Oliveira.
    Tendo como ponto de partida a leitura de obras disponibilizadas pelas bibliotecas escolares e/ou pelo Plano Nacional de Leitura, cada família foi convidada a selecionar um livro, de entre os requisitados pelos respetivos educandos, e, com base na sua leitura e exploração, a encenar e a fotografar um momento lido.
  Com este projeto, as bibliotecas escolares, que contaram com a colaboração dos educadores e dos professores titulares de turma, pretenderam, essencialmente, promover o livro e a leitura em ambiente familiar, reforçar a ligação afetiva entre pais e filhos, tendo como mediador o livro, fomentar a descoberta de múltiplas leituras do texto literário e envolver a família na vida escolar.
     A Exposição poderá ser visitada de segunda-feira a sexta-feira, entre as 8h30 e as 20h00, e sábado, das 9h30 às 18h00.