quinta-feira, 18 de maio de 2017

"Porto: Paisagem Urbana e Arte Contemporânea"

No dia 15 de maio, no âmbito das disciplinas de Educação Visual e Geografia e com a colaboração da Biblioteca Escolar de Apúlia, os alunos do 9º ano realizaram uma Visita de Estudo à cidade do Porto intitulada “Porto: Paisagem Urbana e Arte Contemporânea”, acompanhados pelas professoras Amélia Gomes, Filomena Vilaça, Isabel Campos, Maria José Gaifém e Paula Sofia Carvalho. Nesta visita de estudo os alunos puderam ver e conhecer algumas obras importantes de arquitetura (Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões, Edifício da Vodafone, Torre dos Clérigos, Estação de S. Bento, entre outras) e Arte Urbana (instalação “She Changes”, escultura “Treze a rir uns dos outros”, instalação Eclipse, Mural “Steak 'n Shake”mural “Steak 'n Shake”, entre outras) e observar a paisagem urbana, características, funções e problemas da cidade do Porto. Os alunos tiveram também três visitas guiadas nomeadamente à Casa da Música, ao Museu de Arte Contemporânea de Serralves e à Exposição de Joan Miró: “Materialidade e Metamorfose”. Neste sentido os alunos realizaram, antecipadamente, com empenho e interesse a pesquisa sobre as obras de Arte que constavam da Visita de Estudo e realizaram Itinerários online no programa Tour Builder, trabalhos estes, colaborativos, inter-turmas.

Satisfaz a tua curiosidade e descobre pormenores sobre ARTE Contemporânea e não só, que existe aqui bem perto de nós na cidade do Porto, Clicando sobre a imagem e vê um dos itinerários online realizado pelos alunos. 







Visualiza no documento seguinte as pesquisas efetuadas pelos alunos que serviram de base para a realização do roteiro. 

terça-feira, 16 de maio de 2017

Casa das Ciências

A  RBE estabeleceu uma parceria com a Casa das Ciências. Trata-se de  um portal de base colaborativa que recolhe, valida e divulga materiais digitais para servir os professores de ciências dos diferentes níveis de ensino. 



Todo o material é disponibilizado em Creative Commons, de acesso direto, sem qualquer tipo de custos para o utilizador.